PM e Settra preparam reforços visando conforto e segurança do público durante Festa Country
Trazendo como atrações nomes como o de Wesley Safadão, Henrique e Juliano, Jads e Jadson e Michel Teló, a edição de 2016 da Festa Country deve reunir, conforme a organização, entre 10 mil e 15 mil pessoas por noite de festa, entre esta quinta-feira, 19, e o sábado, 21. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Polícia Militar (PM) incentivam os participantes a deixar o carro na garagem e dar preferência às modalidades de transporte público como ônibus e táxis.
A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) anunciou nessa quarta-feira, 18, o reforço de cerca de 30 ônibus nas linhas especiais, 690, 750 e 790,que começarão a operar a partir das 21h e estarão identificadas como “Parque de Exposições” no painel. A tarifa será cobrada normalmente, no valor de R$2,75, com embarque e desembarque permitido durante o trajeto.
A Settra ainda informa que nos três dias de evento, a partir das 19h30, haverá alterações de trânsito na zona Norte. No Acesso Norte (Avenida Rodrigues Garcia Paes), entre as Ruas Moura Valente e Honório de Brito, no sentido Centro/zona Norte, terá sua circulação alterada, operando em mão única. Já o trânsito na Rua Venâncio de Carvalho será totalmente proibido. O Acesso Norte será reservado totalmente para estacionamento de ônibus, notrecho após o trevo próximo ao Parque de Exposições. As alterações serão válidas até o fim das atrações de cada dia.
O Pelotão de Trânsito da PM vai atuar ao redor do Parque de Exposição, especialmente com foco na Lei Seca, com o objetivo de reduzir acidentes, para evitar que as pessoas façam uso de bebida alcoólica e depois possam assumir a condução de veículos.
“Vamos atuar nas duas mãos de direção de quem sai do local. Todos os condutores passarão por blitz e devem passar pelo teste do etilômetro. É importante lembrar que o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) determina que a pessoa que se recusar a fazer o teste do bafômetro pode ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida e que ela pague multa, que pode chegar a R$1.700. Quem fizer o teste e apresentar sinais de embriaguez terão as medidas adotadas e quem se recusar, deve providenciar um motorista habilitado para retirar o veículo, que também fica retido”, explica comandante do Pelotão de Trânsito da 4ª Companhia de Missões Especiais da Polícia Militar, tenente Rodrigo Oliveira.
Na avaliação do comandante, os esforços para coibir a mistura de álcool e direção tem surtido efeito. “Não tem sido comum encontrar motoristas embriagados. Ou seja, estamos conseguindo mudar o comportamento dos condutores. Encontramos um ou outro, de vez em quando, e são esses os que nos preocupam. Nossa missão é prevenir acidentes e preservar a vida, por isso, continuaremos a fazer uma fiscalização mais incisiva”, acrescenta Oliveira.
De acordo com o comandante do 27º Batalhão da Polícia Militar, tenente Coronel Oterson Luís Nocelli, desde a última semana houve reuniões com os atores envolvidos para que o evento pudesse ser realizado. “Traçamos estratégia de policiamento e segurança em geral para quem vai participar. Lançaremos o patrulhamento externo, com policiais a pé e motorizados nos arredores do local. Temos o número suficiente e o reforço da 4ª CME e do Pelotão de Trânsito, da cavalaria e das guarnições da Rotam”, comenta.
Nocelli também reforça a orientação ao deslocamento por transporte coletivo, ou táxi, ou a adoção do “motorista da rodada”, além de reforçar a necessidade de medidas de autoproteção. “As pessoas devem levar realmente objetos que farão falta, algumas levam dois celulares, por exemplo, mas é importante evitar, assim como evitar levar bolsas, já que vai haver aglomeração e pode estar suscetível à ação de pessoas de má índole, caso esteja desprovido de cuidados. Além disso, é importante restringir a quantidade de dinheiro, evitar colocá-lo na bolsa e contá-lo na frente das pessoas”, reforça Nocelli.
Como não vai haver oferta de estacionamento pago ao lado do Parque, ele reitera a necessidade de preferência ao transporte público. “As pessoas não devem deixar o carro longe para evitar se deslocar e ser alvo de meliantes, assim como é importante evitar deslocar para locais ermos sozinho”, comenta. Caso alguma ocorrência aconteça, as pessoas devem se dirigir ao policiamento fixo no local, ou procurar atendimento em alguma Unidade no dia seguinte, para caso os registros não precisem ser feitos de imediato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário