quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

UFJF recebe bicicletas compartilhadas


UFJF recebe bicicletas compartilhadas


Inauguração das 30 bicicletas será realizada na próxima quinta-feira
Inauguração das 30 bicicletas será realizada na próxima quinta-feira
Pessoas que passam pelo campus da Universidade Federal de Juiz de Fora já podem observar uma novidade em frente ao prédio da Biblioteca Central, próximo à saída do Pórtico Norte: em breve, o local receberá o primeiro sistema de bicicletas compartilhadas da cidade. Ao todo, serão oferecidas 30 bikes para serem utilizadas na prática de exercícios físicos, momentos de lazer ou passeios turísticos dentro das instalações da universidade.
A inauguração oficial do projeto será às 10h da próxima quinta-feira (8), dia em que a Unimed, parceira da iniciativa, completa 42 anos. Atualmente, o plano de saúde oferece também uma academia ao ar livre próximo à Praça Cívica da universidade. De acordo com a assessoria de comunicação da empresa, o bicicletário será aberto ao público em geral. Detalhes da utilização do serviço, como cadastro para retirada das bikes, serão divulgados na solenidade de inauguração do projeto. Em fase de testes e ajustes, as bicicletas compartilhadas ainda receberão acabamentos na lataria e acessórios, como cestos, para-lamas e assentos.

Polícia Civil divulga vídeo de morte brutal ocorrida em bar Avenida dos Andradas.

Polícia Civil divulga vídeo de morte brutal ocorrida em bar 

Vídeo que mostra assassinato ocorrido em bar na Avenida dos Andradas. Crime aconteceu na noite de Réveillon, quando homem foi morto com tiro à queima-roupa.

A morte brutal de Flávio Augusto Adário Ribeiro, 42 anos, assassinado em plena noite de Réveillon na Avenida dos Andradas, região central da cidade, continua em apuração. O delegado Rodolfo Rolli divulgou, nesta terça-feira (6), o vídeo da câmera de segurança do bar, que flagrou o crime. As imagens mostram o momento em que o autor do disparo entra no estabelecimento armado e atira contra a vítima, que estava sentada em uma mesa.
Flávio foi morto com um tiro na cabeça, por volta das 2h, após um desentendimento dentro do estabelecimento. O tiro a queima-roupa foi dado em frente a vários clientes do bar, que se assustaram e correram, conforme mostram as imagens. O autor ainda está sendo procurado. “Os investigadores vão ao estabelecimento conversar com os funcionários, porque parece que o homem que atirou era frequentador do local”, contou o delegado, acrescentando que os funcionários deverão prestar depoimento.

Mulher tem acidente assustador ao mudar de faixa a alta velocidade


Acidente deixa dois feridos na região central de Juiz de Fora

Acidente deixa dois feridos na região central de Juiz de Fora

Segundo testemunhas, motorista perdeu controle do caminhão.
Uma das vítimas ficou presa às ferragens; a outra teve ferimentos leves.

Acidente Bom Pastor JF (Foto: Luiz Carlos Pessoa Nery/Arquivo Pessoal)Um acidente na Rua Delorme de Carvalho, no Bairro Bom Pastor, região central de Juiz de Fora, deixou duas pessoas feridas na tarde desta terça-feira (6). Testemunhas disseram que o motorista de um caminhão perdeu o controle do veículo e bateu no muro de uma casa. Uma das vítimas ficou presa às ferragens e foi socorrida pelo Corpo dos Bombeiros. A outra sofreu ferimentos leves. (Foto: Luiz Carlos Pessoa Nery/Arquivo 

Juiz de Fora é a cidade de MG com mais matrículas no Pronatec

Juiz de Fora é a cidade de MG com mais matrículas no Pronatec

No Sudeste, cidade perde apenas para São Paulo e Campinas.
Expectativa é de expansão ainda maior para 2015.


Formatura Pronatec Juiz de Fora (Foto: Comunicação/PJF)Formatura do Pronatec no Cine Theatro Central, em
Juiz de Fora (Foto: Comunicação PJF/Divulgação)
Juiz de Fora é a cidade mineira que mais tem alunos matriculados em cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). É o que aponta um levantamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Para se ter ideia da adesão ao programa na cidade, na Região Sudeste, Juiz de Fora fica atrás apenas de São Paulo e Campinas. Nacionalmente, é a 20ª colocada. Segundo o último levantamento de números totais feito pelo MDS, até maio de 2014 Juiz de Fora tinha 5.545 matrículas em cursos profissionalizantes, ficando à frente deBelo Horizonte, que registrou 4.403 adesões.
No ano passado, o município ofereceu, 998 vagas em mais de 33 cursos do Pronatec. Entre os mais procurados, estão os de cabelereiro, cuidador de idodos, auxiliar administrativo, informática, costura, salgadeira e confeitaria. Em setembro de 2014, o município sediou a formatura regional do Pronatec, no Cine-Theatro Central, em uma cerimônia que diplomou cerca de 500 alunos de nove municípios da Zona da Mata.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Social de Juiz de Fora, Flavio Cheker, a justificativa para os altos números do Pronatec é o planejamento, com metas traçadas cerca de dois anos atrás, junto a toda equepe de governo, buscando fortalecer o acesso ao mercado de trabalho. Para isso, a secretaria chegou a criar um novo Departamento, de Inclusão Socioprodutiva e Qualificação Profissional (DISQ). "Para nós, os altos números do Pronatec em Juiz de Fora são motivo de orgulho e, ao mesmo tempo, um desafio grande para mantermos a performance nos próximos anos", destacou.
Para 2015, o secretário adiantou que deve haver uma expansão no programa, que vai aderir a duas novas modalidades: o “Pronatec Viver Sem Limite", com foco em pessoas com deficiência; e o “Pronatec Mulheres Mil", com cursos para mulheres com baixa escolaridade que buscam uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Além disso, o plano é oferecer um número ainda maior de vagas.
Os bons resultados ainda deram a Juiz de Fora a possibilidade de ser sede do “Pronatec Aprendiz”, uma nova modalidade voltada para jovens em situação de acolhimento familiar ou em cumprimento de medidas socioeducativas. A escolha veio em outubro do ano passado, e a primeira turma teve início no início de dezembro, na unidade do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), com 20 jovens matriculados no curso de informática.