sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Anac aprova voos da Gol no Aeroporto Regional da Zona da Mata A partir de março, opção vai ligar região ao Aeroporto de Confins. Empresa confirmou aprovação e deve divulgar detalhes nos próximos dias.

Anac aprova voos da Gol no Aeroporto Regional da Zona da Mata

A partir de março, opção vai ligar região ao Aeroporto de Confins.
Empresa confirmou aprovação e deve divulgar detalhes nos próximos dias.


Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco Goianá Rio Novo (Foto: Reprodução/TV Integração)Novos horários entram em operação em março
(Foto: Reprodução/TV Integração)
O Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco, entre Rio Novo e Goianá, na Zona da Mata, será ponto de partida e de chegada de dois voos da Gol Linhas Aéreas a partir de 23 de março de 2015. Os dois horários ligam a região ao Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o pedido mais recente apresentado pela empresa deu entrada na terça-feira (13), foi aprovado pela área técnica na quarta (14) e publicado na página da agência na quinta (15).
Procurada pelo G1, a assessoria Gol confirmou a aprovação e disse que a empresa deve divulgar detalhes sobre o serviço até a próxima semana.
Os voos aprovados são os de números 2013, saindo do Aeroporto Regional da Zona da Mata (ARZM), com partidas previstas de segunda-feira a sábado, às 6h45 com chegada prevista para 7h43 no Aeroporto Internacional Tancredo Neves/Confins. Já o voo 2102 é o ponto final de uma viagem que começa em Congonhas, São Paulo, às 20h35, com escala em Confins e chegada ao Aeroporto Regional às 23h43. Estes horários estarão disponíveis entre domingo e sexta. Os dois horários serão operados em Boeing 737, que terá 138 assentos disponíveis.

De acordo com a assessoria da Anac, não é possível precisar quantas vezes a solicitação foi reapresentada, pois o arquivo disponível não mostra o histórico do pedido, apenas a solicitação mais recente, com as alterações que atendam às recomendações da agência.
A assessoria esclareceu que, para operar, a companhia aérea solicita o pedido de voo junto à Anac, apontando as rotas, horários e aeroportos desejados. “A análise da Agência leva em consideração a capacidade de pista, de pátio e do terminal declarada pelo aeroporto, além das documentações enviadas pela companhia e o horário no espaço aéreo”, destacou a nota enviada pela assessoria. A Anac destacou também que o prazo para avaliação varia de acordo com o pedido e é informado sempre antes da data do voo escolhida pela empresa.
Operações no ARZM
Atualmente, o terminal recebe dois voos diários para Campinas, da empresa Azul Linhas Aéreas, exceto aos sábados, em que há apenas um horário, de onde é possível realizar conexões para todas as regiões do país. Desde 22 de dezembro, a companhia deixou de operar uma linha para o Aeroporto Regional por causa da readequação de voos diante da demanda para o verão. No início de dezembro, a Gol Linhas Aéreas anunciou que gostaria de operar no terminal, oferecendo seis voos semanais.

Assinatura acordo de concessão Aeroporto Regional Zona da Mata (Foto: Renato Cobucci / Imprensa MG)Acordo de concessão foi assinado em dezembro
(Foto: Renato Cobucci / Imprensa MG)
O aeroporto da Zona da Mata entrou em operação comercial em agosto de 2011 para voos diurnos e, em outubro do mesmo ano, para voos noturnos. Desde o final do ano, o terminal se tornou o primeiro aeroporto de Minas Gerais a ser administrado em modelo de Parceria Público-Privada (PPP), após a licitação que declarou como vencedor o Consórcio Aeroporto Zona da Mata, formado pelas empresas Socicam e Universal Armazéns Gerais e Alfandegados. O consórcio vencedor apresentou a melhor proposta econômica, oferecendo desconto de 32% no valor da contraprestação anual do Estado, que terá valor aproximado de R$ 4,4 milhões por ano, durante a vigência do contrato. O prazo da concessão será de 30 anos, prorrogável por mais cinco.
A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) destacou que o aeroporto conta com a segunda maior pista para pouso de Minas Gerais com 2.530 metros, menor apenas que o Aeroporto Internacional Tancredo Neves/Confins. O terminal também é alfandegado e pode executar todo o desembaraço de mercadorias que chegam do exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário