terça-feira, 13 de janeiro de 2015

MGTV mostra situação precária de praças em Juiz de Fora

MGTV mostra situação precária de praças em Juiz de Fora


confira aqui
Praça sem manutenção Juiz de Fora (Foto: Reprodução/TV Integração)

Desfile das escolas de samba de Santos Dumont pode ser cancelado O prefeito Carlos Alberto Faria fará uma coletiva nesta terça-feira (13). Motivos ainda não foram informados.

Desfile das escolas de samba de Santos Dumont pode ser cancelado

O prefeito Carlos Alberto Faria fará uma coletiva nesta terça-feira (13). 
Motivos ainda não foram informados.


Desfile Córrego do Ouro Santos Dumont carnaval 2014 (Foto: Teânia Grillo/ Arquivo Pessoal)Desfile será tema de coletiva nesta terça (13)
(Foto: Teânia Grillo/ Arquivo Pessoal)
O desfile deste ano das escolas de samba deSantos Dumont, na Zona da Mata, pode ser cancelado. Segundo a página Jornal Mensagem, do Facebook, o desfile foi cancelado e o prefeito da cidade, Carlos Alberto Faria, anunciará a decisão e os motivos do cancelamento durante coletiva agendada para esta terça-feira (13).
G1 entrou em contato com a Prefeitura de Santos Dumont para confirmar a o cancelamento da programação das escolas de samba. O prefeito não confirmou a informação, mas disse que "ao que tudo indica, será mesmo cancelado (o desfile)". Carlos Alberto Faria, entretanto, não quis adiantar as razões para o cancelamento e que mais informações só serão divulgadas durante a coletiva desta terça-feira (13)

Licitação de táxis causa polêmica em Juiz de Fora Associação dos Taxistas questiona; Sindicato dos Auxiliares apoia. Settra afirma que confia no processo para melhorar a qualidade do serviço.

Licitação de táxis causa polêmica em Juiz de Fora

Associação dos Taxistas questiona; Sindicato dos Auxiliares apoia.
Settra afirma que confia no processo para melhorar a qualidade do serviço.


Táxis em Juiz de Fora (Foto: Reprodução/TV Integração)Licitação quer aumentar a frota de táxis para 650 em
Juiz de Fora (Foto: Reprodução/TV Integração)
Prevista para o início de fevereiro, a licitação para as 105 permissões de táxi está causando discussões e polêmica em Juiz de Fora. A Associação Municipal dos Taxistas solicita a unificação do regulamento para realização do serviço na cidade, antes de realizar o processo licitatório e deve enviar à Prefeitura um questionamento às normas do edital nos próximos dias.
O Sindicato dos Auxiliares considera que o procedimento dará chance aos auxiliares para se tornarem permissionários. Já a Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) informou que tem confiança em todos os estudos técnicos usados como base para a elaboração do edital.
Divergências
Atualmente Juiz de Fora possui 545 táxis nas ruas, permissões distribuídas em 1982. Esta situação é questionada na justiça pela a Associação Brasileira de Taxistas (Abrataxi) por não ter acontecido licitação. Agora, a licitação é questionada pela Associação Municipal dos Taxistas, que não concorda com o sistema biométrico e nem com a participação de parte dos atuais motoristas no processo. Na opinião do sindicato, a maioria dos permissionários teria, em tese, as licenças renovadas no novo contrato com validade de 16 anos, prorrogáveis por mais 16. “Atualmente existem três regulamentos sobre o serviço. O que a gente pede é uma norma única. Regulamente primeiro o serviço, coloca tudo em ordem e depois abre a licitação”, explicou o presidente Luiz Gonzaga Nunes.

Em reunião na tarde desta segunda-feira (12), eles decidiram os próximos passos. “Entre 180 e 200 taxistas participaram do encontro na praça do Bairro Nossa Senhora Aparecida. A Associação vai enviar à Prefeitura um questionamento das normas do edital que causam discordância nos próximos dias. Nós não queremos confusão, nem prejudicar ninguém. Apenas lutamos por um serviço de qualidade. Se a situação ocorrer como está prevista, a situação permanece do jeito que está”, reforçou Luiz Gonzaga Nunes.
O presidente da Associação disse ainda que acionar o Ministério Público contra a licitação será o último recurso. “Preferimos o diálogo, para ter a chance de conversar sobre os pontos com os quais não concordamos”, afirmou.
Com a licitação em fevereiro, a meta da Prefeitura é de aumentar o número da frota municipal para 650. O edital estabelece que os novos veículos tenham, no mínimo, seis anos de fabricação, quatro portas e ar condicionado. Entre os itens obrigatórios, um GPS, câmera de vigilância e um taxímetro com biometria. Essas exigências também são questionadas. O taxista José Moreira de Paulo destacou que o custo de equipar o carro conforme o edital pode ser repassado ao passageiro. “Este valor tem que ser repassado na planilha de custo. Tudo que vem a exigir no veiculo como ar condicionado, isso gera um custo a mais para quem presta o serviço. E tem que ser repassado para alguém, no caso o usuário”, afirmou.
Apontado pela Associação Brasileira de Taxistas (Abrataxi) como uma das formas de evitar fraudes como a formação de frotas e a venda e aluguel de placas, o taxímetro biométrico é criticado pela Associação Municipal de Taxistas. “Toda vez que você vai acionar o taxímetro, você vai acionar o biométrico, o GPS e o liga e desliga. Você abre o porta-mala, dinheiro, vai  chegar um ponto que o dedo não conseguir acionar o biométrico. Já pensou isso em 100, 200 carros? Não vai ficar pior?”, analisou.
Já o Sindicato dos Auxiliares acredita que a biometria vai reduzir a irregularidade. “O taxímetro biométrico é o único meio de fiscalizar e garantir que o titular vá operar o serviço”, reforçou o presidente do sindicato Marcos Costa. Ele afirmou também que a nova licitação abre chance para que a categoria possa se tornar dona de placas. “O sonho do taxista auxiliar se tornar um permissionário, o titular de um taxi”, afirmou.
O prefeito Bruno Siqueira entre o subsecretário de Mobilidade Urbana, Mauro Branco (esq) e o secretário de Comunicação, Michael Guedes (dir), durante coletiva sobre os novos táxis (Foto: Prefeitura/Divulgação)Licitação foi anunciada pelo prefeito Bruno Siqueira em
novembro (Foto: Prefeitura/Divulgação)
Confiança no processo
O edital de licitação passou por alterações para adequar o texto. A Settra realiza encontros com os concorrentes para esclarecer dúvidas. Na tarde desta terça-feira (20) será realizada mais uma reunião. O secretario de Transporte e Trânsito, Rodrigo Tortorielo, explicou que o processo contribui para a regularização dos profissionais que tiveram a licença questionada. “É uma oportunidade que o edital abriu para as pessoas que hoje tem a permissão questionada na justiça, que não foram objeto de licitação, as permissões antigas, que elas possam participar do processo e em sendo vencedoras, possam trocar o contrato antigo que está sendo questionado por um contrato novo, com as bases legais garantidas”, afirmou.
Segundo ele, o edital foi norteado pelas medidas para melhorar a qualidade do serviço prestada na cidade. “A Prefeitura tem total confiança no processo que foi elaborado. A gente fez os estudos técnicos para determinar a quantidade necessária. A orientação é que a gente precisa dar qualidade ao serviço, exigindo ar condicionado, carros mais potentes, equipamentos de segurança, o GPS para que o usuário consiga localizar o taxi e possa fazer o chamado enfim reduzir as reclamações que a gente tem verificado ao longo destes dois anos”, disse.
O secretário Rodrigo Tortoriello reforçou que a meta é chegar 650 veículos. “O objeto da licitação é aumentar a frota. Caso alguém que já tenha a permissão participe do processo e seja vencedor, não muda essa relação. Ele vai ter que completar para chegar aos 650 que a gente almeja”, comentou.
Sobre a biometria, o secretário reforçou que é uma medida para combater fraudes no serviço.
“No ano passado, a gente participou de uma audiência pública onde foram feitas algumas denúncias. Dentro destas apurações apareceram pessoas que não trabalham no taxi. Com a biometria a gente vai garantir que trabalhem pelo menos 30 horas semanais”, analisou.

Incidente em um estacionamento termina em morte na cidade de carandaí

Incidente em um estacionamento termina em morte na cidade de carandaí

Uma mulher foi prensada contra parede por carro

Saiba mais em aqui