sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Vestibular proibido em dois cursos da Unipac JF


A Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), campus Juiz de Fora, recebeu sanções administrativas do Ministério da Educação (MEC) em razão de seu desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) do ano passado e no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Com isso, a instituição não pode mais promover novos vestibulares para o curso de graduação em medicina veterinária e o tecnológico em gestão ambiental. A unidade local também está proibida de ampliar ou diminuir o número de vagas, elaborar novos programas de pesquisa e atividades de extensão e criar novos cursos de biomedicina, fisioterapia, medicina e nutrição. Todas estas graduações, incluindo as duas proibidas de promover vestibular, receberam conceito 2 no CPC e no Enade, sendo que medicina veterinária e gestão ambiental são reincidentes. A perda de autonomia determinada pelo MEC afeta todos os seis cursos. Conforme o MEC, são considerados insatisfatórios resultados 1 e 2, em uma escala que pode ir até 5.
Em todo o país, 27 cursos, incluindo os dois da Unipac, estão com os exames de vestibular suspensos. Com relação à perda de autonomia, foram 123 em todo o país. Nenhuma outra faculdade de Juiz de Fora foi impactada com o resultado. A Tribuna entrou em contato nesta sexta-feira (19) com o diretor da unidade local, Gilberto Esteves, que confirmou o problema. Porém, ele informou que Unipac apenas irá se pronunciar sobre o assunto quando for comunicada oficialmente pelo MEC. “Por enquanto só tenho notícias através da imprensa, pois estou viajando e não tive acesso ao Diário Oficial da União (onde a decisão foi publicada).”
O Enade é aplicado aos estudantes de graduação durante o primeiro e o último ano do curso e tem como objetivo acompanhar o processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos alunos. Já o CPC é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade e avalia o desempenho dos estudantes, o corpo docente, a infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos.

O binário da Avenida Brasil volta a funcionar hoje, com o fim das obras da Cesama. Saiba mais aqui:

Binário da Avenida Brasil volta a operar

Cesama finalizou obras entre as ruas Halfeld e Espírito SantoTrecho que estava interditado sob o Viaduto Augusto Franco será liberado
Trecho que estava interditado sob o Viaduto Augusto Franco será liberado
O binário da Avenida Brasil, entre os bairros Santa Terezinha, na Região Nordeste, e Santa Tereza, na Sudeste, volta a operar integralmente a partir das 5h desta sexta-feira (19). O trânsito havia sido alterado em agosto, para as obras de despoluição do Rio Paraibuna, que estavam sendo realizadas na margem direita do Rio Paraibuna, entre as ruas Halfeld e Espírito Santo, altura do Bairro Poço Rico, região Sudeste. Com isso, este trecho volta a receber fluxo de veículos, bem como a Rua da Bahia até a Rua Pinto de Moura, que também se manteve fechada. A partir de agora, cada pista da avenida volta a possuir apenas um sentido de direção, e as pontes retomam o sentido anterior.
Segundo a Cesama, os trabalhos que estavam sendo executados no local foram encerrados ontem. No local, as equipes trabalharam na instalação da tubulação interceptora. De acordo com a Settra, os agentes de transporte e trânsito farão o monitoramento da Avenida Brasil nas duas margens e em vias adjacentes hoje, controlando o tráfego e orientando os condutores sobre a volta de circulação daquelas vias que haviam sido interditadas. Além disso, as linhas do transporte coletivo urbano, que tiveram seus itinerários modificados, voltam a circular normalmente.
Segundo o titular da Settra, Rodrigo Tortoriello, os trabalhos de reimplantação das sinalizações foram sendo feitos ao longo desta semana, paralelamente ao fim das obras. “Pressionamos para liberar o trânsito no local em função da movimentação típica de fim de ano. A volta do binário vai melhorar o trânsito na região, principalmente em direção ao Centro”, explica. Ele garante ainda que, no decorrer dos meses, a mão dupla que foi implantada na margem esquerda deu menos transtorno do que era esperado. Conforme o secretário, toda a sinalização já foi pintada e arrumada de acordo com o sentido do binário.

Farmácia da UFJF tem conceito máximo

Resultado divulgado dia 18/12/2014 avalia o desempenho das universidades do país em 13 graduações

O curso de farmácia da UFJF recebeu conceito máximo no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado no ano passado, e no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Os dois índices são utilizados pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade das instituições de ensino superior no país. Além da farmácia, foram divulgadas notas de outros sete cursos oferecidos pela federal de Juiz de Fora: odontologia, medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, serviço social e educação física (bacharelado). Dentre esses, medicina teve o pior desempenho, embora ainda com índices considerados bons (ver quadro).
De acordo com os critérios adotados pelo MEC, a nota do CPC, que pode variar entre 1 e 5 (sendo 1 e 2 insatisfatórios), leva em consideração o resultado do Enade, mas também avalia outros critérios, como o corpo docente e a infraestrutura dos cursos. Além destas notas, foi divulgado também o Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia a qualidade das instituições de ensino superior do país, incluindo os programas de pós-graduação. A UFJF recebeu nota 4, em uma variação que também pode oscilar entre 1 e 5. Abaixo de 3 o resultado é considerado insuficiente, podendo ter intervenção do MEC. Entre as sanções previstas está a suspensão da abertura de novas vagas por meio de processos seletivos.
O diretor de avaliação institucional da UFJF, Vanderli Fava de Oliveira, ainda vai solicitar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) as pontuações dos cursos para entender como chegaram aos conceitos. No entanto, ele avalia o resultado como positivo, principalmente porque o IGC se manteve estável. “Serviço Social, por exemplo, há três anos obteve Enade 2 e CPC 3, agora passou para 5 e 4, respectivamente. E farmácia, que no último CPC teve conceito 4, agora ganhou 5. A exceção está em medicina, mas pelo que já pesquisei a queda aconteceu em todo o país. Em Juiz de Fora, no ano de 2010, o resultado havia sido Enade 5 e CPC 4.” O diretor também comemorou os conceitos do recém criado curso de nutrição que, no Enade, recebeu nota 5. “Os alunos estão de parabéns porque, geralmente, curso novo não começa com nota máxima.”
As instituições de ensino superior privadas também tiveram seus resultados divulgados. A relação completa está disponível no Diário Oficial da União de ontem, podendo ser acessado por meio do site www.in.gov.br. Além das graduações da UFJF, foram avaliados em todo o país ainda os cursos de agronomia, biomedicina, fonoaudióloga, medicina veterinária e zootecnia. E ainda os tecnológicos em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.