A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra), a confecção e distribuição de adesivos para conscientização do assédio e violência contra a mulher no transporte coletivo urbano. A campanha faz parte do projeto “Meu Corpo não é Coletivo – Assédio e Violência Sexual no Ônibus são Crimes”, instituído por lei municipal. Os veículos já estão equipados com os cartazes de alerta e prevenção.
A campanha tem como principais objetivos o combate, a divulgação de informações e a prevenção do assédio e da violência sexual nos meios de transporte coletivo, e a conscientização da população sobre os tipos penais abrangidos pela lei.
Palestra “Meu Corpo não é Coletivo”
Em 22 de julho a PJF promoveu a palestra “Meu Corpo não é Coletivo – Assédio e Violência Sexual no Ônibus são Crimes”, ministrada por Ângela Fellet, da Delegacia da Mulher. A palestra fez parte da campanha contra o assédio nos ônibus. Estiveram presentes o prefeito Antônio Almas, o secretário de Transportes e Trânsito, Eduardo Fácio, o presidente da Comissão dos Direitos da Mulher na Câmara Municipal, vereador Julio Obama Júnior, o subsecretário de Governo, Tiago Barbosa, e representantes de diversas empresas, que serão os multiplicadores de informações.
Jaciara Roza, que já foi vítima de assédio em transporte coletivo urbano, participou do encontro. Segundo ela, “a conscientização é muito importante. A vítima é agredida duas vezes: uma pelo ato em si, e outra pela impunidade. Esse projeto mostra às mulheres que elas também têm direitos, e onde devem procurar ajuda”.
Foto: Carlos Mendonça
* Informações com a assessoria da Secretaria de Transporte e Trânsito pelo 3690-7767.
* Informações com a assessoria da Secretaria de Transporte e Trânsito pelo 3690-7767.
Nenhum comentário:
Postar um comentário