sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Cerca de 500 são evacuados por aumento de risco em barragem da Vale

Vista aérea de local destruído por rejeitos após o rompimento da barragem da mina do Feijão em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais – 25/01/2019

A Prefeitura da cidade mineira de Barão de Cocais, localizada a cerca de 80 quilômetros da capital Belo Horizonte, emitiu comunicado na madrugada desta sexta-feira 8 para que cerca de 500 pessoas sejam evacuadas de uma área próxima à barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, operada pela mineradora Vale.
De acordo com o órgão, a medida preventiva foi tomada após ser acionado o nível 2 de risco para a barragem, diante de observações e monitoramento realizados pela Agência Nacional de Mineração (ANM), a Defesa Civil do Estado e do município, e a própria Vale.
Os moradores das comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras foram evacuados por ônibus da Vale e veículos de apoio. Eles permanecerão temporariamente abrigados no ginásio poliesportivo da cidade por tempo ainda não determinado.
No último dia 25 de janeiro, também em Minas Gerais, o rompimento da barragem no no Córrego do Feijão, em Brumadinho, deixou ao menos 157 mortos. Outras 182 pessoas ainda estão desaparecidas.


VEJA publicou em primeira mão, nesta quinta-feira, que detonações eram realizadas pela Vale antes da ruptura, contrariando recomendações de relatório da Tüv Süd, empresa que fazia inspeções de segurança.

Incêndio em centro de treinamento do Flamengo deixa 10 mortos



Dez pessoas morreram e outras três ficaram feridas em um incêndio no centro de treinamento do Flamengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na madrugada desta sexta-feira, 8.
Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Douglas Henaut, em entrevista ao canal Globonews, entre as vítimas estão jogadores da base de clube e, em princípio, todos foram localizadas.
O fogo começou em um alojamento os Bombeiros foram acionados às 5h17. O clube ainda não se pronunciou.
A corporação não soube informar o estado dos feridos nem as circunstâncias do que teria causado o incêndio. Imagens do helicóptero da Rede Globo mostraram uma área totalmente destruída pelo fogo. No início da manhã, as chamas já estavam controladas no início e os bombeiros faziam apenas trabalho de rescaldo.