E para saber quais são as opções mais econômicas do mercado, os consumidores têm em mãos uma ferramenta útil: o teste de eficiência energética do Inmetro, que todos os anos aponta os modelos mais eficientes do país.
Abaixo, trazemos uma lista com os dez carros flexíveis que obtiveram os melhores índices do ano passado, seja na cidade seja na estrada:
VW up! TSI 1.0

O carro que inaugurou uma nova era para os motores turbo no Brasil é também o compacto mais econômico do mercado. Conforme dados do Inmetro, quando abastecido com etanol, o up! TSI nas versões Move, High e Speed faz 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. Com gasolina, a performance é de 13,8 km/l e de 16,1 km/l, respectivamente.
Renault Clio Authentique 1.0

Prestes a sair de cena para dar lugar ao Kwid, novo carro de entrada da marca francesa, previsto para estrear em outubro, o Clio se mantém firme entre os modelos com as melhores médias da categoria. Com etanol, a versão Authentique chega aos 9,5 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada. Já com gasolina, a quilometragem é de 14,3 km/l e 15,8 km/l, respectivamente.
VW up! 1.0

Embora a configuração mais potente do 1.0 da Volks seja a que tenha o melhor aproveitamento de combustível do segmento, a equipada com a motorização de 1 litro convencional também não fica para trás. Nos testes do Inmetro, o up! nas opções Take, Move e High alcançou 9,2 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os número foram 13,5 km/l e 14,6 km/l.
Uno Evolution 1.4

Quando passou pela sua última reformulação, em 2014, o Uno teve como principal novidade a estreia da configuração Evolution, que inovou ao trazer para a categoria o sistema start/stop, que liga e desliga o carro automaticamente quando está no ponto morto. E o resultado disso foi uma das melhores médias de gastos: foram 8,9 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, com etanol; e 12,9 km/l e 15,1 km/l, com gasolina.
Ford Ka SE e SEL 1.0

A terceira geração do modelo de entrada da Ford se destacou na época do seu lançamento, em 2014, por vir de fábrica com itens antes apenas opcionais, como ar-condicionado e direção elétrica. Mas o menor índice de consumo também chamou a atenção. Em 2015, a performance foi de 8,9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada, com etanol; e de 13 km/l e 15,1 km/l, com gasolina.
Nissan March 1.0 S e SV

O carro de entrada da marca japonesa, produzido em Resende (RJ) desde 2014, obteve um dos dez melhores resultados para o segmento em 2015. As versões S e SV, equipadas com motor 1.0, renderam 8,8 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada, com etanol; e 12,9 km/l e 15,1 km/l com gasolina. Conforme a marca, a previsão é que o compacto ganhe uma opção com câmbio CVT ainda neste ano – anteriormente, ela estava marcada para o fim de 2015.
Fiat Palio Fire 1.0

O carro mais barato da Fiat é também o 1.0 mais econômico da marca. Em 2015, o Palio Fire conquistou uma das melhores colocações no ranking do Inmetro, com um gasto médio de 8,8 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada, com etanol; e de 12,3 km/l e 15 km/l, com gasolina. O modelo, no entanto, está de saída: no lugar dele, a Fiat anunciou a chegada do Mobi, que deverá estrear em abril.
VW Fox BlueMotion 1.0

Primeira versão do hatch a receber o motor 1.0 de três cilindros, a Bluemotion é a que possui os melhores resultados de aproveitamento de combustível. De acordo com o Inmetro, o carro obteve um resultado de 8,8 km/l para a cidade e de 9,9 km/l para a estrada com etanol; e de 12,7 km/l e 14,4 km/l com gasolina.
Hyundai HB20 1.0

O modelo de entrada da Hyundai no Brasil não está apenas na lista dos mais vendidos do país, mas também entre os mais econômicos. O levantamento do Inmetro apontou que no ano passado o HB20 1.0 nas configurações Comfort, Plus e Style, registrou um consumo médio de 8,5 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada com etanol; e de 12,5 km/l e 14,1 km/l com gasolina.
Toyota Etios1.5

O compacto da fabricante japonesa com propulsores de 1,5 litro também se saiu bem no ranking dos flex que menos ‘bebem’. O Toyota Etios com carroceria hatch nas configurações XS, XSL, Cross e Platinum abastecidos com etanol fez 8,5 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada. Com gasolina, a média foi de 12,2 km/l e 13,8 km/l, respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário