quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Após chuva, rio sobe e destrói ponte na área rural de Santos Dumont, MG

Após chuva, rio sobe e destrói ponte na área rural de Santos Dumont, MG

Distritos de Conceição do Formoso e São João da Serra têm problemas.
Defesa Civil também registrou pontos de alagamento.

São João da Serra Santos Dumont (Foto: Tarciane Pimentel/Arquivo Pessoal)Morador de São João da Serra realiza limpeza após
a chuva (Foto: Tarciane Pimentel/Arquivo Pessoal)
O Rio Formoso que atravessa o distrito de Conceição do Formoso, em Santos Dumont, subiu aproximadamente cinco metros e destruiu a ponte no distrito de Conceição do Formoso, após a chuva na madrugada desta quinta-feira (28). A Defesa Civil registrou  pontos de alagamento na área rural, que está sem acesso. Moradores também enfrentam transtornos no distrito de São João da Serra.
O distrito fica a 32,3 quilômetros do Centro de Santos Dumont e o acesso é por estrada de terra a partir do trevo na BR-040 ou pela estrada que passa pela Ponte Preta.
O agricultor Adalberto Gonzaga Alvim disse que houve apenas prejuízos materiais no distrito. "Uma casa teve desabamento parcial. Os três armazéns e o bar que ficam na parte baixa perderam muitas mercadorias porque ficaram alagados. Agora de manhã ainda tem muita água no distrito. E como a ponte grande de acesso estourou, nós não temos acesso a outros locais", descreveu.
O empresário Luiz Almeida mora no distrito há 43 anos e contou que nunca viveu situação semelhante. “Foi muito rápido. A água da chuva começou a acumular por volta de meia-noite. Às 2h, o Rio Formoso começou a subir e, às 3h, a água passou por cima do guarda-mão da ponte, que não aguentou a pressão e caiu inteira. Já houve enchentes aqui, mas alagou pouca coisa. A água invadiu um metro em casa onde nunca entrou antes. Teve casa que a água passou levando tudo”, afirmou.
O distrito amanheceu com ruas ainda alagadas e dificuldade de acesso, segundo o empresário que é dono da linha de ônibus que transporta os moradores do local para cidades da região. “As estradas sentido Piau, Tabuleiro e Aracitaba estão ruins e ainda com água. Creio que há dificuldade até para veículos com tração. Se precisar sair daqui nesta quinta, será complicado”, comentou.
A moradora do distrito de São João da Serra, Tarciane Pimentel, explicou que nunca houve alagamento na cidade, mas nesta madrugada o Rio Formoso subiu e atingiu as casas da comunidade. “Estava tudo alagado, nós nos unimos para ajudar aos outros. Idosos acamados foram levados para casa de vizinhos. Não houve feridos”, disse.
A manhã começou com o trabalho de limpeza e levantamento dos prejuízos. “A água baixou um pouco agora. O pessoal está fazendo mutirão para ajudar a limpar a rua e as casas das pessoas e ver quais objetos conseguiram salvar da água”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário