Radares começam a multar em 5 pontos
Durante semana de adaptação, em apenas um dos locais na Avenida JK foram quase mil infrações
POR TRIBUNA
No primeiro dia de multa, na Avenida JK, próximo ao Parque de Exposição, motoristas tiveram que redobrar a atenção (Leonardo Costa/10-08-15)
Os cinco novos pontos de radares instalados em Juiz de Fora começaram ontem a multar os condutores que trafegam acima dos 60 quilômetros por hora. Os equipamentos estão instalados em três regiões da cidade. Dois conjuntos estão na Avenida JK, sendo um ponto próximo ao Parque de Exposições, em ambos os sentidos; e em frente à Becton Dickinson (sentido Centro), na Zona Norte. Na mesma região, um sistema foi colocado no Acesso Norte, altura do Bairro Barbosa Lage. Os outros pontos foram as avenidas Brasil, entre as pontes da Benjamin Constant e Wilson Coury Jabour Junior (sentido Manoel Honório) e Paracatu, entre os bairros Bandeirantes e Parque Guarani (em ambos os sentidos). O objetivo principal, conforme a Settra, é reduzir o número de abusos nestes locais e aumentar a segurança de pedestres e motoristas, melhorando a mobilidade.
Antes de iniciar a cobrança, houve uma semana de adaptação. Neste caso, somente em um conjunto de radares da JK, próximo ao Parque de Exposições, foram contabilizadas 963 infrações. O levantamento, disponibilizado pela Settra ontem, corresponde aos dias 1º a 7 de agosto, período de caráter educativo e, portanto, sem registro de autuações. Nestes dias, cerca de 132 mil veículos passaram pelo local. Ontem, de forma definitiva, os novos equipamentos começaram a multar.
Conforme a Prefeitura, os dispositivos foram instalados em atendimento às solicitações das comunidades e por serem locais onde o índice de infrações e acidentes é preocupante. Para se ter uma ideia dos riscos, ainda conforme dados da Settra, durante o mês de julho – quando os radares estavam sendo implantados e passavam por um período de testes – foram contabilizadas 83 mil infrações neste mesmo ponto da JK. O número representa uma média de 2.700 infrações diárias, sendo que o fluxo médio ali é de 9.200 veículos por dia. Ou seja, sem a fiscalização, quase 30% dos veículos desrespeitavam a sinalização no local. A Settra informou que um balanço de multas aplicadas deve ser disponibilizado no final do mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário